2008/10/24

Minigalitos - primeira jornada de Sub12 no Domingo dia 26


Os Minigalitos Sub10 participaram no passado Domingo na primeira jornada do Torneio Distrital da Associação de Basquetebol de Aveiro. A prova realizou-se no Pavilhão do Grupo Desportivo da Gafanha e, para além do Galitos/Royal School of Languages, estiveram presentes as equipas do GD Gafanha, Esgueira, Beira-mar, Sangalhos e Atómicos. Entretanto, para este Domingo, dia 26, o Clube dos Galitos tem em agenda a organização da primeira jornada do escalão de Sub12. A prova está marcada para as 10h00 no pavilhão daquele clube.
Foto: atletas dos Minigalitos em acção

Hóquei do Bom-Sucesso abanou redes dos Viriatos


O FC Bom-Sucesso, em termos de escalões jovens, realizou até à data apenas dois jogos e ambos fora de portas. Assim, os Juvenis, que a partir de Fevereiro vão participar no Campeonato Nacional da categoria, estrearam-se no Campeonato Regional com uma vitória em Cucujães por 1-3. Uma vitória difícil, se atendermos aos números, mas o certo é que os jovens de Aradas desperdiçaram muitas das oportunidades construídas, o que poderia ter originado outro resultado. Sábado, dia 25 de Outubro, pelas 15hoo, recebem a AD Sanjoanense. O outro escalão em actividade foi o de Iniciados que, na sua deslocação a Viseu, venceu por 0-18, jogo sem história, pois o nível do Hóquei praticado pelos "Viriatos" ainda é muito débil. Com efeito, os jovens de Aveiro aos trinta segundos de jogo já venciam por 0-2, portanto, a história deste jogo era ver quantas vezes os de Aradas faziam balançar as redes Viseenses!
Os Iniciados serão anfitriões da AD Sanjoanense no Domingo, dia 26 de Outubro, a partir das 11h00. Os Infantis que no passado fim-de-semana folgaram, terão jornada dupla, deslocando-se no Sábado dia 25 a Vale de Cambra e recebendo no Domingo dia 26, pelas 10h00, a UD Oliveirense.

Cacia - começou a canoagem


A Secção de Canoagem da Colectividade Popular de Cacia, sob orientação técnica de Yuriy Kiryan, iniciou as suas actividades. A associação desenvolve formação em diversas modalidades como o Judo, a Ginástica, o Remo e o Camping. Da colectividade têm saído diversos campeões que elevam bem alto o nome da vila de Cacia. O magnífico Rio Novo do Príncipe poderá via a ser, num futuro breve, a "capital do Remo" de Portugal.
Foto: Remo em Cacia

Escola de Vela do Sporting inicia nova época


A Escola de Vela do Sporting Clube de Aveiro reiniciou as suas aulas, aos Sábados, proporcionando aprendizagem nas classes Optimist e Vaurien e, como novidade, a iniciação em classe Lazer que conta já com cinco velejadores. Está assim cumprido mais um objectivo no âmbito do projecto "Aveiro Vela - Júnior". A Escola de Vela é dirigida por Nuno Silva e a coordenação técnica é de Luís Angeja. O corpo técnico é composto pelos monitores André Maia e João Teixeira em Optimist e Laser, Susana Garcia em Vaurien e Letícia Martins na classe Optimist.
Brevemente será disponibilizada no site do Sporting informação sobre os cursos de iniciação e aperfeiçoamento à Vela para crianças e adultos.
Mais informações pelo telefone: 234 480 191
Foto: João Teixeira, André Maia, Susana Garcia e Letícia Martins

2008/10/23

Aeroclube de Aveiro promove curso de pilotos


O Aeroclube de Aveiro está a promover um curso de pilotos cujo início está programado para dia seis de Novembro.

- Piloto de Avião;
- Piloto de Ultra Ligeiros.



Informações pelo telefone: 234 331 299

2008/10/21

Aveiro desporto e futuro

A prática de desporto é sinónimo de qualidade de vida desde as mais tenras idades até à população sénior passando pelas classes mais desfavorecidas. As virtudes da actividade desportiva como meio de preservação da saúde e do desenvolvimento do corpo eram reconhecidas nas civilizações clássicas, cujo expoente máximo foram os jogos olímpicos em honra de Zeus e que chegaram aos nossos dias com tudo de maravilhoso que proporcionam à humanidade. Existirá melhor forma de prevenir as designadas "doenças da civilização" simplesmente praticando desporto?
Aveiro, cidade exemplar em termos de desenvolvimento, possui uma diversidade de associações desportivas, de escolas e clubes que, desenvolvendo modalidades diversificadas, são factor de riqueza sociocultural reconhecida, aliás, pelos aveirenses. Um dos clubes mais representativos é o Sport Clube Beira-Mar, fundado em 1922 e que já reside na memória colectiva das gentes de Aveiro. O Clube dos Galitos, instituição centenária, faz do lema "servir bem a cidade de Aveiro" a sua razão de ser e cujas tradições atravessaram gerações. Quem não se recorda de Diogo Carvalho em Pequim e do orgulho que todos sentimos? E o Xadrez que está a contribuir para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial das crianças?
O Centro Desportivo de S. Bernardo também é exemplo de um grande clube ao serviço das populações, tendo-se sagrado campeão nacional em épocas passadas. Um dia sonhou-se uma "Aldeia Desportiva" e quem viveu esses momentos conhece o lugar que o S. Bernardo ocupa nos afectos. E o Sporting Clube de Aveiro e as artes de bem velejar? E que dizer da riqueza de colectividades por essas freguesias fora, distantes do centro, tantas vezes pólos únicos de momentos de lazer?
Construir o futuro, agora, na vertente desportiva é desígnio fundamental para que todos tenham saúde em toda a sua amplitude. Urge pensar políticas públicas desportivas sustentáveis. Os estilo de vida estão a mudar a ritmos inimagináveis há uns anos atrás e o próprio conceito de Desporto está a seguir novas tendências. Deverão os resultados do designado "produto desporto" apoiar o conceito social "desporto para todos"? Este poderá ser um caminho de sustentação baseado numa abordagem de mercado, antecipando as novas tendências e utilizando ferramentas de gestão, objectivas e racionais, cujos dividendos podem ser devidamente redireccionados para o "Bem - Comum". Haja vontade de inovar!

2008/10/18

Subir as escadas para uma vida melhor

Um estudo recente demonstrou que subir as escadas pode trazer vários benefícios no que diz respeito à diminuição da gordura corporal, da pressão sanguínea e aumento da capacidade aeróbia.
O estudo foi desenvolvido por um grupo de investigadores do Hospital Universitário de Genebra e segundo Philippe Meyer, cientista que liderou a investigação, "isso sugere que subir escadas pode ter um impacto significante na saúde pública".
"Apesar de a quantidade de exercício parecer pequena, os benefícios são claros na melhoria da condição física”.
Há cada vez menos razões para não estarmos em forma, basta dar o primeiro passo!

Este estudo pode ser consultado aqui.

2008/10/17

SCA no pódio em Leixões


A equipa de competição Optimist da Escola de Vela do Sporting Clube de Aveiro, com velejadores com idades compreendidas entre os 10 e os 13 anos, marcou presença no passado fim-de-semana em mais uma regata "Troféu Clube Millenium BCP" realizada no mar de Leixões, no qual participaram um total de 72 velejadores distribuídos pelos grupos A e B.
Foi com vento muito variável de direcção e intensidade seis a doze nós, que se realizaram no sábado duas regatas, não tendo sido realizada nenhuma regata no domingo devido à ausência de vento.
Os jovens velejadores aveirenses estiveram em bom plano, sendo de destacar o segundo lugar no grupo B alcançado pelo velejador Tiago Teixeira, num total de 42 velejadores. Nos lugares seguintes classificaram-se em 10º - João Castro Silva, em 18º - Diogo Lopes/PONTO.C , em 21º - João Coutinho/WEBER e em 28º - Pedro Carvalho. De salientar que esta foi a primeira regata de mar para os jovens João Castro Silva e João Coutinho.
Já no grupo A, o estreante Miguel Castro Silva obteve o 25º lugar num total de 30 velejadores, sendo certo que poderá melhorar a sua prestação, o que concerteza irá acontecer nas próximas regatas.

2008/10/15

Cenapinhos deram o primeiro salto!


A escola de Futsal do CENAP - Centro Atlético Póvoa Pacense iniciou as as suas actividades no passado dia 04 de Outubro. A associação aposta fortemente nas classes de formação dos mais jovens. O projecto "Cenapinhos" é coordenado por Paulo Simões.

Mais informações através do número 936 411 411 ou do endereço: cenapinhos@gmail.com

Exercício e memória.

O professor Marco Simões do projecto FelizIdade propõe-nos a abordagem a um estudo recentemente publicado no Journal of the American Medical Association, que refere que o exercício moderado e regular pode ajudar a memória dos mais velhos contribuindo, também, para prevenir o surgimento de demência. O estudo da autoria de pesquisadores australianos concluiu que caminhar o equivalente a duas horas e meia semanais, pode melhorar significativamente os problemas de memória das pessoas com mais de 50 anos. Relativamente à demência/Alzheimer refere a Organização Mundial de Saúde existirem perto de 37 milhões de pessoas no mundo a viverem com esse problema. O professor Lautenschlager da universidade de Melbourne afirma que os resultados no retardar do surgimento da demência são muito promissores já que, contrariamente à medicação, a actividade física combate a depressão, melhora a qualidade de vida, previne as quedas, melhora as funções cardiovasculares entre outros aspectos.

Aqui está o artigo da News Medical Net

PDX arranque da nova época


O Plano de Desenvolvimento de Xadrez da Câmara já mexe!

As actividades do PDX tiveram início no primeiro dia de Outubro após reuniões para acerto de detalhes entre o responsável do PDX, Dinis Furtado, e os Agrupamentos de Escolas. O emblemático projecto abrange 13 escolas do primeiro ciclo e envolve mais de 500 alunos que, deste modo, poderão beneficiar da prática do Xadrez. O projecto autárquico pretende, também, continuar a apoiar a formação de núcleos nos agrupamentos de modo a possibilitar a prática da modalidade aos jovens que, entretanto, tenham concluído o primeiro ciclo.

2008/10/13

Minigalitos uma referência de sucesso


Iniciou-se mais uma época desportiva do projecto Minigalitos. O conceito "Minigalitos" é uma estratégia por parte do clube aveirense assente no proporcionar de vivências agradáveis aos mais pequeninos através da prática do Basquetebol. A coordenação do projecto está a cargo de Paulo Quina e Carlos Bio. Os monitores são André Patarrana, Diogo Peralta, Daniel Marques e Soraia Magalhães. Mais informações através do endereço: minigalitos@gmail.com

2008/10/11

II Regata de Modelos à Vela


Decorreu no passado dia 20 de Setembro a segunda edição da Regata de Modelos à Vela Interpescas. O Lago da Fonte Nova reúne condições excelentes para a prática da modalidade. Nuno Silva do Sporting Clube de Aveiro deixou-nos as suas impressões:

Uma palavra do Vereador

A Internet ocupa, cada vez mais, um papel significativo nos canais de comunicação, destacando-se dos restantes meios. Desta feita, a Câmara Municipal de Aveiro, através da Divisão de Desporto, não poderia ficar indiferente à forma como a Internet está a mudar os hábitos de leitura dos cidadãos, dando-lhes acesso fácil e rápido à informação mais variada.
A designada "Blogosfera" é um meio privilegiado para dar a conhecer as iniciativas desportivas e para estimular a troca de opiniões com vista à melhoria dos projectos. Neste sentido, nasceu mais um projecto da Divisão de Desporto que com a criação do Blog pretende desenvolver um espaço temático, atractivo, interligado aos clubes e associações aveirenses, contribuindo assim para o enriquecimento e partilha de experiências.
O Blog da Divisão de Desporto será «gerido» pela equipa integrante da Divisão e irá essencialmente servir de canal de comunicação entre os clubes e associações para com os aveirenses e todos os amantes do Desporto. Dar voz a modalidades menos divulgadas e manter o interesse por uma discussão saudável e construtiva em torno do desporto, será o principal lema deste projecto.

Contamos com a Vossa colaboração, através de ideias e comentários.

O Vereador do Pelouro do Desporto
Gonçalo Caetano Alves