2012/08/15

- 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta | Aveiro - Viseu 6.ª Etapa - 21 de Agsoto CAIS DA FONTE NOVA

- Equipa aveirense Europeu Júnior Classe 420 fora da frota de bronze.

A equipa aveirense do Sporting de Aveiro e da Associação Académica da Universidade de Aveiro, composta por Pedro Prado e Castro/Diogo Lopes, obteve os 34º e 29º lugares no primeiro dia do Campeonato Europeu Júnior Classe 420.
Depois conseguiu a 30ª posição e uma prova que terminou com desclassificação. Quanto ao terceiro dia, a equipa aveirense fez 27º e 32º lugares. No total das 6 regatas a equipa encontra-se no 103º lugar, ficando assim na frota de bronze.
Hoje cumpriu-se o dia de descanso para todas as tripulações, começando amanhã (15 de Agosto) as regatas da serie final que terminam na sexta-feira.
A equipa da Academia de Vela é a única equipa presente da zona centro do país, sendo uma das 7 equipas que representam as cores da seleção nacional, após a presença em finais de Julho no Campeonato do Mundo, numa prova que se destina a jovens até aos 18 anos.

2012/08/09

- Sporting/AAUAv no Campeonato do Mundo | Velejadores da Classe 420 presentes na Áustria

Uma equipa da Classe 420 do “Sporting Clube de Aveiro/Associação Académica da Universidade de Aveiro” (SCA/AAUAv) constituída por Pedro Prado e Castro/Diogo Lopes (ver foto: Legenda: “Academia de Vela entre os melhores do mundo”) e orientada pelo treinador Mário Coutinho marcou presença no “Campeonato do Mundo da Classe 420” que se  realizou na Áustria de 27 Julho a 5 de Agosto, no Lago Neusiedl.
Esta prova contou com a presença de 108 embarcações de 28 países, estando Portugal representado por 7 tripulações, sendo a única equipa representante da zona centro do país. Esta equipa contou, para além do apoio da Academia de Vela, com o apoio das empresas  Ponto.C, DAP,  Globaltronic, VLM Consultores, Audiodecor, Pescados Rafael Pinho e Consultórios Médicos Medusa
A equipa aveirense chegou à Áustria no dia 24 de Julho, estando em treinos intensivos até ao dia 28 de Julho, com os dias 27 e 28 a serem igualmente utilizados  para o registo e inspeção de equipamentos e embarcações.
A cerimónia de abertura do Campeonao do Mundo realizou-se no final da tarde do dia 28 de Julho, com as equipas dos 28  países a desfilarem com a bandeira do seu país, ficando a nota negativa de que apenas a seleção portuguesa não equipou com indumentária da Federação Portuguesa de Vela, denotando falta de organização.
Nos 3 primeiros dias do Campeonato, as 108 equipas foram divididas aleatoriamente em três frotas de 36 embarcações, para se apurar assim as equipas que iriam integrar as frotas de ouro, prata e bronze.
Ao longo destes 3 dias realizaram-se 6 regatas, com os 2 primeiros dias a correrem menos bem para a dupla aveirense, tendo obtido no primeiro dia um 32º, 20º e 30º lugares. Já no  segundo dia, na 1ª regata  em que iam em 6º lugar acabaram por ser desclassificados pelo júri, sendo penalizados com a pontuação máxima (DNE/37) não podendo descartar esta regata, obtendo de seguida na 2ª regata um 13º lugar, mais condizente com a real valia da equipa.
No 3º dia, apenas se realizou uma regata devido á falta de vento, com Pedro Prado e Castro/Diogo Lopes  a obter o 14º lugar, sendo apurada para o grupo de bronze, falhando o apuramento para o grupo de prata por escassos 10 pontos, fruto da regata em que foram penalizados.
Após um dia de descanso, a equipa realizou 4 regatas nos restantes 3 dias do campeonato, obtendo um 11º, 8º, 9º e 13º lugares nas 36 embarcações presentes na frota de bronze, terminado assim o campeonato na 78ª posição nas 108 embarcações presentes.
No cômputo geral a prestação no Campeonato do Mundo foi extremamente positiva, permitindo o contacto com outras equipas mais fortes,  sendo igualmente  a primeira vez que esta equipa ainda Junior marca presença num Campeonato do Mundo, revelando ainda um grande potencial de crescimento do ponto de vista técnico e táctico.
De salientar que esta mesma equipa conseguiu igualmente o apuramento para o “Campeonato Europeu de Juniores Classe 420” que se vai realizar em Itália, de 9 a 17 de Agosto, em  “Fraglia Vela Riva” (Lago  Garda), naquela que constitui apenas a sua 2ª época nesta Classe.
O “Projecto Classe 420” iniciado na Academia de Vela há 3 anos e sendo caso único na Ria de Aveiro, apresenta assim resultados de excelência, sendo de realçar o trabalho de grande qualidade desenvolvido pelo treinador Mário Coutinho, cujo trabalho e mérito são reconhecidos internacionalmente. Para além da equipa que marca presença nos Campeonatos, a Classe 420 contou igualmente com a tripulação Miguel Castro Silva/Francisco Freire Santos, que se formou no início da época passada.
De salientar que esta é a primeira vez que uma equipa da Classe 420 marca presença entre os melhores velejadores dos mundo, repetindo a proeza obtida por velejadores do Clube na Classe Vaurien, uma Classe de grande tradição na Academia de Vela.
Mas não é só nas Classes duplas (420 e Vaurien) que os velejadores aveirenses se têm distinguido.
Na Classe Laser o Clube tem igualmente realizado um trabalho notável, estando entre os melhores a nível regional e nacional, tendo o ano passado o jovem Tiago Teixeira marcado presença no Campeonato da Europa na Classe Laser 4.7, elevando assim o nome do Clube, de Aveiro e da sua Ria.
Afirmando-se como um Clube de formação para todas as idades (dos 6 aos 99 anos) com treinadores deviamente credenciados pela Federação Portuguesa de Vela, e com espaço para a Vela de  lazer e de competição, o Clube reafirma assim a sua aposta no desenvolvimento desta modalidade, num projecto devidamente estruturado e sustentável, em prol do desporto e da sociedade, com elevada responsabilidade social e cidadania activa.