2010/01/08

Troféu Ria de Aveiro

Em mais uma iniciativa da Escola de Vela do Sporting Clube de Aveiro (SCA), integrada nas Comemorações dos 250 Anos de Aveiro, decorreram nos passados dias 19 e 20 de Dezembro as duas últimas prova do Troféu da Ria na classe Vaurien.

Este Troféu, que utilizou as velas de formato antigo e teve 5 provas classificativas no total, sendo de destacar o regresso à água de algumas embarcações mais antigas que não competiam há já alguns anos, sendo por isso em exemplo de sucesso na dinamização da classe e na atracção de novos valores, uma vez que contou com a participação de 3 tripulações muito jovens.
Na categoria Master, a vencedora foi a tripulação composta por José Moreira/Paulo Arede seguida de António Martins/Rita Rovira (ambas do Sporting), com Carlos Neto/Maria José Sousa do Clube Naval de Leça a classificarem-se na 3ª posição.
Na categoria Sénior, Sara Reis e Mariana Nunes do Clube de Vela da Costa Nova foram as vencedoras (que acumularam com o prémio absoluto), seguidas de André Maia/Tiago Teixeira e de Leonel Carvalho/Francisco Mendes, ambos do Sporting.
Nos Juniores, os vencedores foram Bruno Teixeira/Gil Domingues, seguidos de Filipe Curado/Maria Miguel, ambas tripulações do Sporting.
Os irmãos Miguel e João Castro Silva, também do Sporting, foram premiados como a melhor tripulação Juvenil da prova.
Esta prova do Troféu da Ria revelou-se um sucesso, estando garantida já a sua continuidade para 2010, cumprindo assim mais um objectivo em reavivar a classe Vaurien na Ria de Aveiro, de acordo com o plano de actividades do Projecto Aveiro Vela 2009, e em estreita parceria com a Divisão de Desporto do Município de Aveiro. Refira-se que o clube detém um grande capital histórico nesta classe, tendo inclusivé formado um vice-campeão mundial.
O Campeonato Regional desta classe será organizado pelo Sporting, em Maio próximo, integrado nas Festas da Cidade de Aveiro, esperando-se um grande número deste tipo de embarcações no campo de Regatas da Cidade de Aveiro.
Na vertente de aprendizagem da arte de velejar, as inscrições para os cursos de “Iniciação à Vela”, para todas as idades tem o seu arranque previsto para o início do 1º trimestre, com um número de inscrições limitadas. Para mais informação contactar vela@sportingcaveiro.pt.



Nenhum comentário: