2008/10/21

Aveiro desporto e futuro

A prática de desporto é sinónimo de qualidade de vida desde as mais tenras idades até à população sénior passando pelas classes mais desfavorecidas. As virtudes da actividade desportiva como meio de preservação da saúde e do desenvolvimento do corpo eram reconhecidas nas civilizações clássicas, cujo expoente máximo foram os jogos olímpicos em honra de Zeus e que chegaram aos nossos dias com tudo de maravilhoso que proporcionam à humanidade. Existirá melhor forma de prevenir as designadas "doenças da civilização" simplesmente praticando desporto?
Aveiro, cidade exemplar em termos de desenvolvimento, possui uma diversidade de associações desportivas, de escolas e clubes que, desenvolvendo modalidades diversificadas, são factor de riqueza sociocultural reconhecida, aliás, pelos aveirenses. Um dos clubes mais representativos é o Sport Clube Beira-Mar, fundado em 1922 e que já reside na memória colectiva das gentes de Aveiro. O Clube dos Galitos, instituição centenária, faz do lema "servir bem a cidade de Aveiro" a sua razão de ser e cujas tradições atravessaram gerações. Quem não se recorda de Diogo Carvalho em Pequim e do orgulho que todos sentimos? E o Xadrez que está a contribuir para o desenvolvimento cognitivo e psicossocial das crianças?
O Centro Desportivo de S. Bernardo também é exemplo de um grande clube ao serviço das populações, tendo-se sagrado campeão nacional em épocas passadas. Um dia sonhou-se uma "Aldeia Desportiva" e quem viveu esses momentos conhece o lugar que o S. Bernardo ocupa nos afectos. E o Sporting Clube de Aveiro e as artes de bem velejar? E que dizer da riqueza de colectividades por essas freguesias fora, distantes do centro, tantas vezes pólos únicos de momentos de lazer?
Construir o futuro, agora, na vertente desportiva é desígnio fundamental para que todos tenham saúde em toda a sua amplitude. Urge pensar políticas públicas desportivas sustentáveis. Os estilo de vida estão a mudar a ritmos inimagináveis há uns anos atrás e o próprio conceito de Desporto está a seguir novas tendências. Deverão os resultados do designado "produto desporto" apoiar o conceito social "desporto para todos"? Este poderá ser um caminho de sustentação baseado numa abordagem de mercado, antecipando as novas tendências e utilizando ferramentas de gestão, objectivas e racionais, cujos dividendos podem ser devidamente redireccionados para o "Bem - Comum". Haja vontade de inovar!

3 comentários:

Anônimo disse...

Mtas vezes a vontade existe, mas é preciso é que nos deixem sonhar...

Anônimo disse...

quem é escreveu este texto ?

Alírio Camposana disse...

Caro anónimo: se prestar um pouco de atenção reparará nas iniciais de quem publicou o texto. Mas se se identificar e caso necessite, terei muito gosto em prestar-lhe mais esclarecimentos.

Cumprimentos.